. .
Implantação de novo sistema de navegação aérea atrasa voos no país


A implantação de um novo sistema de navegação aérea atrasou em 45 minutos a decolagem de aviões nos aeroportos de todo o Brasil. Nenhum avião decolou entre às 23h45 de ontem (11) e 0h30 desta quinta-feira. 

A Aeronáutica informou que as companhias aéreas já tinham sido informadas há algum tempo que deveriam se adequar ao novo sistema de navegação aérea, chamado de Sirius.

Após a implantação do sistema, somente os aviões das companhias que não fizeram o cadastramento não puderam levantar voo, porque rotas anteriores deixaram de existir.

Por volta das 3h, ao menos cinco voos decolaram com atraso do aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo), de acordo com a concessionária GRU Airport. As companhias tiveram que refazer o plano de voo.

A expectativa da aeronáutica é que a transição ao sistema ocorra sem grandes problemas. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), o processo de mudança é rápido e dura em média 30 minutos para ser concluído.

A mudança no sistema de navegação aérea tornará os voos mais seguros, reduzirá o tempo das viagens e permitirá mais aeronaves no mesmo espaço aéreo, de acordo com a FAB.

fonte Folha de Sao Paulo via Notimp







Como conheceu nosso site?






Consulta METAR / TAF
METAR (ex: SBSP)

TAF (ex: SBSP)

SIGMET - WO - SPECI